Home / Destaque / Condroitina e Glucosamina: Suplementos Para Dores nas Articulações
Condroitina e Glucosamina: Suplementos Para Dores nas Articulações

A condroitina e glucosamina são substâncias utilizadas no tratamento de dores nas articulações e inflamações associadas à osteoartrite e outras doenças das articulações e ossos. A condroitina é um glicosaminoglicano abundante (contém açúcares aminados) que fornece resistência à cartilagem, sendo encontrada em todos os mamíferos, enquanto a glucosamina é usada no processo de formação e reparação da cartilagem, sendo um amino açúcar naturalmente produzido pelo corpo e que tem um papel vital na produção de certas proteínas e lipídios. A condroitina por si só, tem mostrado melhora da função articular, para aliviar a dor comum na osteoartrite do joelho e controle nas articulações dos dedos.

O sulfato de condroitina é encontrado na cartilagem. Acredita-se que transporta líquidos para o tecido, dando mais flexibilidade a cartilagem, retardando a deterioração e protegendo a cartilagem de muitas enzimas prejudiciais. Na forma de suplemento, é derivado de bovinos e está emparelhado com a glucosamina, vez que a atuação em conjunto das duas substâncias pode ajudar na saúde articular.

Muitos portadores de osteoartrite e outras doenças articulares possuem quantidades insuficientes de glucosamina e condroitina no organismo, o que faz com que, ao ocorrer o rompimento da cartilagem e consequentemente o início da fase de regeneração, o processo de reconstrução da região cartilaginosa articular não seja concluído.

Suplementos de condroitina e glucosamina são populares por seus benefícios no tratamento da artrite. São consumidos para aliviar a dor da artrite e a reconstruir a cartilagem do corpo. A condroitina ajuda especificamente no retardo do desenvolvimento da artrite. A glucosamina é usada no corpo para ajudar a construir a cartilagem. Assim, juntas, ajudam no tratamento da inflamação causada pela artrite. Também auxilia, no aumento da produção de ácido hialurônico, um componente do líquido sinovial, que ajuda na lubrificação das articulações.

dor costas

O suplemento líquido de condroitina glucosamina é de aumentar a taxa de reparação e formação de cartilagem, fornecendo os requisitos básicos para este processo. A condroitina glucosamina líquida de alta qualidade será capaz de ser absorvida na corrente sanguínea eem contrapartida ao suplemento em forma de cápsulas.

Vários estudos têm demonstrado que suplementos de glucosamina e condroitina em conjunto resultam em diminuição da dor nas articulações. Também foi demonstrado que o alívio da dor é muito semelhante ou até o mesmo vivido pelos pacientes que tomam AINEs (medicamentos antiinflamatórios não-esteróides), sendo que a condroitina glucosamina líquida é capaz de causar menos efeitos colaterais e desconforto com relação aos AINEs. No entanto, alguns estudos publicados relataram que poucas evidências sugerem que a glucosamina é superior ao placebo na restauração da cartilagem articular. Uma revisão científica de 2009 apontou que o cloridrato de glucosamina e o sulfato de condroitina, individualmente, mostraram eficácia inconsistente na diminuição da dor da artrite, apesar de muitos estudos confirmaram o alívio da dor com a glucosamina e sulfato de condroitina em uso combinado.

Efeitos colaterais graves ainda não são conhecidos. A glucosamina condroitina pode causar distúrbios gastrointestinais temporários, náuseas e diarreias. Publicado em 2003, uma exaustiva pesquisa sistemática de avaliação clínica da glucosamina e condroitina, realizado entre 1980 e 2002, constatou que a segurança foi excelente para ambos os compostos. Muitos estudiosos sugerem que a glucosamina condroitina altera os níveis de açúcar no sangue, no entanto, um estudo da Associação Americana de Diabetes encontrou que a glucosamina, em doses normais, não tem efeito sobre o controle de açúcar em pacientes.

Fonte:  plantasmedicinaisefitoterapia.com

Vídeo da Nutricionista Giovana guido!

[youtube id="uXXnYsq89T0" width="620" height="360"]