Home / Destaque / Hipertrofia: Quanto tempo é necessário para ter resultados?
Hipertrofia: Quanto tempo é necessário para ter resultados?

Hipertrofia: Quanto tempo é necessário para ter resultados?

1Uma das maiores dúvidas que as pessoas têm quando começam a praticar musculação com o objetivo de ganhar massa muscular é “Quanto tempo irá demorar até começar a ter resultados?”.

Isto é todos nós queremos ter um físico ao estilo fitness, em suma, perder gordura e massa muscular, de preferência ao mesmo tempo e para “ontem”, certo?

Algumas pessoas afirmam que os ganhos iniciais são apenas ganhos de força derivados de adaptações neuronais ao treino de musculação, mas quantos dias serão necessários para se começar a ter ganhos de massa muscular?

Para responder a essa pergunta, um grupo de investigadores realizaram um estudo que teve como objetivo determinar as mudanças no tamanho e arquitetura dos músculos em resposta a um programa de treino de musculação de alta intensidade com a duração de 35 dias.

E os resultados:

Em conjunto com um aumento da força muscular, este estudo revela pela primeira vez uma hipertrofia significativa dos músculos do quadríceps (3.5–5.2%) Após apenas 20 dias de um período de treino de 5 semanas em jovens adultos.

Estas descobertas não só representam o nível de hipertrofia muscular mais precoce documentado até hoje, como também mostram  uma taxa impressionante de aumento no tamanho do músculo de ~ 0,2% por dia durante os primeiros 20 dias de treino.

A17

Pelo gráfico acima é possível constatar que os ganhos de massa muscular começam a notar-se com apenas 10 dias de treino (1,2%) atingindo depois níveis bastante mais significativos aos 20 e 35 dias.

A31

vendo o gráfico acima, também pode constatar que os ganhos de força foram sempre superiores aos ganhos de massa muscular, na ordem dos 38% no final dos 35 dias.

Trata-se de uma evolução bastante superior ao aumento da hipertrofia muscular, o que evidencia de forma clara de que a maioria dos ganhos de força iniciais obtidos com o treino de musculação são devido ao outros fatores independentes do aumento da massa muscular, provavelmente devido a adaptações neurológicas e da estrutura dos músculos.

A23

Veja também a imagem abaixo que mostra a evolução dos músculos quadríceps após apenas 20 dias de treino.

Os investigadores concluíram:

Em conclusão, o presente estudo mostra pela primeira vez que as mudanças no tamanho muscular podem ser observadas ao nível macroscópico apenas após 3 semanas de treino de musculação, desde que o estímulo do treino seja suficiente.

Esses resultados não contradizem descobertas anteriores dos fatores neuronais nos ganhos inicias de força; em vez disso, sugerem que a contribuição da hipertrofia para os ganhos de força durante o treino ocorre mais cedo do que se pensava anteriormente.

2

Conclusão

Há quem afirme que os ganhos iniciais são apenas ganhos de força enquanto outros afirmam que é realmente acúmulo de massa muscular.

Mas os resultados deste estudo indicam que se pode ganhar massa muscular de forma mais rápida do que se pensava anteriormente e que esta contribui para os ganhos de força mais cedo do que se pensava.

Poderá portanto começar a obter resultados visíveis de ganhos de massa muscular a partir da 3ª semana de treino sério. No entanto tenha em conta que os seus resultados irão também ser dependentes da sua genética, estilo de vida e alimentação.

Referência!

Comentários

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top

Publicidade

Receitas

Creme de abacate proteico
Suco antioxidante e proteico de romã e laranja
Doce de batata doce proteico de chocolate (sem açúcar)
Pasta de Amendoim
Manteiga Ghee ou clarificada
Shake hipercalórico
Queima de gordura – A verdade!!!
Shakes pré e pós treino
Suco de beterraba Pré-treino
Shake de Banana
Suco Verde Emagrecedor
Ovos a moda do cheff.

Entrevistas

BODYACTION SPORT NUTRITION

Fabrica de Suplementos

Easy Suplementos

Size Matters

Estilo Saudável

Trendorfina

Suplementos Americanos

Vitta Gold

Movimento e Companhia